Catar solicita diálogo entre EUA e Venezuela após ataques

Ministério das Relações Exteriores do Catar apela por moderação e resolução pacífica

04/01/2026 às 10:14
Por: Redação

O Ministério das Relações Exteriores do Catar manifestou sua preocupação quanto ao ataque dos Estados Unidos à Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. A nação enfatizou a necessidade de moderação e de diálogo para resolver as questões pendentes, conforme declaração oficial.

 

Na nota, o Catar reafirmou sua defesa da Carta das Nações Unidas e dos princípios fundamentais do direito internacional, que incluem a resolução de controvérsias internacionais por meios pacíficos.

 

O país também se disponibilizou para participar de esforços internacionais que busquem uma solução pacífica imediata, destacando seu compromisso em manter canais de comunicação abertos com todas as partes envolvidas.

 

Os Estados Unidos e o Catar mantêm uma relação de alianças. No Catar, já ocorreram negociações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, envolvendo Israel e Hamas, com intermediação dos EUA.

 

Contexto Econômico e Político

Situado no Oriente Médio, o Catar tem sua economia baseada na produção de petróleo e gás natural.

 

Após a ofensiva contra a Venezuela e a captura de Maduro e Flores, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a invasão se justifica por alegações de narcotráfico contra o governo venezuelano, embora sem apresentar provas. Trump também declarou que o setor petrolífero venezuelano, que detém as maiores reservas do mundo, será gerido por empresas norte-americanas e ameaçou novos ataques caso haja resistência.

© Copyright 2025 - Terenos Notícias - Todos os direitos reservados